sábado, 20 de dezembro de 2008
Ameba!
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Bicho de pé!
Bicho-de-pé é um inseto sifonáptero (Tunga penetrans) da fam. dos tungídeos, de presumida origem sul-americana; relativamente comum nas zonas rurais, a fêmea fecundada penetra na pele do homem ou de outros animais, causando forte coceira e ulceração que pode servir como porta para infecções de agentes patogênicos como Clostridium tetani causador do tétano.
Batata, bicho, bichô, bicho-de-cachorro, bicho-de-porco, bicho-do-pé, bicho-do-porco, bitacaia, chique, chitacaia, dengoso, espinho-de-bananeira, esporão, jatecuba, matacanha (Angola e Moçambique), moranga, nígua, olho-branco, olho-de-pinto, piolho-de-faraó, pitxoca/pitxoka, pulga-da-areia, pulga-de-bicho, pulga-do-porco, pulga-penetrante, sico, taçura, taçuru, tatarné, tuçuru, tunga, tunguaçu, vitacaia, xiquexique, xíquia, zunga, zunge, zunja.
Esse inseto pertence à ordem das pulgas (Siphonaptera) e, como elas, não tem mais que 1 milímetro de comprimento. Ele ganhou seu nome popular por penetrar na pele humana, em especial entre os dedos do pé, onde ela é mais fina e tenra. Quem anda descalço em áreas infestadas - normalmente currais, chiqueiros e praia - é, portanto, sua vítima preferencial.
Na verdade, só a fêmea grávida invade o nosso organismo, para se nutrir de nosso sangue enquanto desenvolve os ovos. "Sua permanência dentro da pele causa coceira, infecções e inchaços dolorosos. Se o inseto não for retirado e o local esterilizado, pode ter consequências perigosas, como inflamações mais graves, úlceras, tétano ou gangrenas, que, em alguns casos, levam até à amputação da perna", afirma o Dr. José Henrique Guimarães, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).
Araktusbolythis
O"Araktusbolythis"ou tambem conhecido como"Bicho bola da pele"foi descoberto por um arqueólogo chinês em 1989.Esse bicho pertence a classe dos parasitas;entra na pele de humanos ou animais através de feridas abertas,ele é do tamanho de uma formiga e se contorse como uma bóla pra se camuflar.Ao entrar na pele"na maioria braços"ele colóca seus minusculos ovos e sai.
Depois de sair ele sobe na maioria das veses em uma folha e fica parado sem se mecher até morrer,se ele se sentir ameaçado simplesmente tróca de folha.O bicho bola de pele não tem sexo,ele produz sósinho dentro do minusculo corpo os ovos e precisa de um corpo quente e coberto por sangue para que os ovos choquem.Dos 48 ou 50 ovos que ele produz apenas 3 se desenvolvem,os outros são tirados do corpo humano ou animal atraves da urina ou das feses.Quando desenvolvidos eles deixam o corpo por um minusculo buraco feito na pele e deixam o corpo,embóra o buraco seja pequeno da para ser visto;ele sai sem deixar danos.Ja nos animais ele é vermelho e caminhão sobre o pelo até entrarem pelo anus e deipois do processo o animal morre pois nos animais são milhares que entrão,para salvar o animal leveo no veterinario e de um banho ante pulgas nele que os bichos não suportão o cheiro e morrem;para saber se o animal tem:
1-fica com um cheiro orrivel(principal sintoma)
2-os bichos podem ser vistos as veses
3-o animal grita pra cagar
Já nos humanos só se sabe vendo.