sábado, 20 de dezembro de 2008

Ameba!



As amebas são protozoários pertencentes ao Filo Sarcomastigophora e ao sub-filo Sarcodina. Como os outros sarcodinos, uma das principais características das amebas são seus pseudópodos, extensões do corpo relacionados à movimentação e à obtenção de alimento. Os pseudópodos formam-se a partir de uma movimentação do fluido interno da célula, o endoplasma, que origina uma projeção na célula. Em dado momento, o ectoplasma que envolve tal projeção adquire uma consistência gelatinosa, não mais líquida, e assim, constitui-se o pseudópode.

O ameba entra e suga tudo da vitima,muitas pessoas pensam que quem tem um ameba fica magro,mas fica bem mais gorda(o)pois o ameba ao sugar tudo cresse dentro da vitima. São encontrados em barzinhos e em outros lugares com a comida ruim e sem qualidade. Sua forma pode ser bastante variável, e muitas vezes indeterminada, já que seu corpo gelatinoso assume formas diversas, em alguns casos. Várias espécies de ameba, possuem carapaças, sendo denominadas de waltecamebas. A carapaça é às vezes secretada pelo citoplasma, constituindo uma cobertura de sílica ou quitina, mas também pode ser composta por materiais estranhos em suspensão no ambiente, os quais ficam unidos por uma matriz produzida pelo organismo. O alimento é capturado por fagocitose a partir da emissão de pseudópodes que o circundam. No caso das tecamebas os pseudópodes saem através de grande aberturas em uma das extremidades da carapaça.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Bicho de pé!




Bicho-de-pé é um inseto sifonáptero (Tunga penetrans) da fam. dos tungídeos, de presumida origem sul-americana; relativamente comum nas zonas rurais, a fêmea fecundada penetra na pele do homem ou de outros animais, causando forte coceira e ulceração que pode servir como porta para infecções de agentes patogênicos como Clostridium tetani causador do tétano.


Batata, bicho, bichô, bicho-de-cachorro, bicho-de-porco, bicho-do-pé, bicho-do-porco, bitacaia, chique, chitacaia, dengoso, espinho-de-bananeira, esporão, jatecuba, matacanha (Angola e Moçambique), moranga, nígua, olho-branco, olho-de-pinto, piolho-de-faraó, pitxoca/pitxoka, pulga-da-areia, pulga-de-bicho, pulga-do-porco, pulga-penetrante, sico, taçura, taçuru, tatarné, tuçuru, tunga, tunguaçu, vitacaia, xiquexique, xíquia, zunga, zunge, zunja.
Esse inseto pertence à ordem das pulgas (Siphonaptera) e, como elas, não tem mais que 1 milímetro de comprimento. Ele ganhou seu nome popular por penetrar na pele humana, em especial entre os dedos do pé, onde ela é mais fina e tenra. Quem anda descalço em áreas infestadas - normalmente currais, chiqueiros e praia - é, portanto, sua vítima preferencial.
Na verdade, só a fêmea grávida invade o nosso organismo, para se nutrir de nosso sangue enquanto desenvolve os ovos. "Sua permanência dentro da pele causa coceira, infecções e inchaços dolorosos. Se o inseto não for retirado e o local esterilizado, pode ter consequências perigosas, como inflamações mais graves, úlceras, tétano ou gangrenas, que, em alguns casos, levam até à amputação da perna", afirma o Dr. José Henrique Guimarães, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

Araktusbolythis




O"Araktusbolythis"ou tambem conhecido como"Bicho bola da pele"foi descoberto por um arqueólogo chinês em 1989.Esse bicho pertence a classe dos parasitas;entra na pele de humanos ou animais através de feridas abertas,ele é do tamanho de uma formiga e se contorse como uma bóla pra se camuflar.Ao entrar na pele"na maioria braços"ele colóca seus minusculos ovos e sai.


Depois de sair ele sobe na maioria das veses em uma folha e fica parado sem se mecher até morrer,se ele se sentir ameaçado simplesmente tróca de folha.O bicho bola de pele não tem sexo,ele produz sósinho dentro do minusculo corpo os ovos e precisa de um corpo quente e coberto por sangue para que os ovos choquem.Dos 48 ou 50 ovos que ele produz apenas 3 se desenvolvem,os outros são tirados do corpo humano ou animal atraves da urina ou das feses.Quando desenvolvidos eles deixam o corpo por um minusculo buraco feito na pele e deixam o corpo,embóra o buraco seja pequeno da para ser visto;ele sai sem deixar danos.Ja nos animais ele é vermelho e caminhão sobre o pelo até entrarem pelo anus e deipois do processo o animal morre pois nos animais são milhares que entrão,para salvar o animal leveo no veterinario e de um banho ante pulgas nele que os bichos não suportão o cheiro e morrem;para saber se o animal tem:
1-fica com um cheiro orrivel(principal sintoma)

2-os bichos podem ser vistos as veses

3-o animal grita pra cagar

Já nos humanos só se sabe vendo.